quarta-feira, 16 de março de 2011

QUE TAL CUIDAR MELHOR DO NOSSO PLANETA


Diante de todas estas catástrofes naturais que temos visto ultimamente, paramos pra pensar qual é a nossa parcela de culpa nesse estrago todo.
Atitudes muito simples como separar seu lixo pra reciclagem, e não joga-lo em qualquer lugar, usar bolsas de tecidos pra fazer supermercado e evitar as vilãs sacolas plásticas e apagar a luz quando não estiver no quarto.
Mas e que tal se você ajudar a natureza pensando tambem na roupa que usa, isso mesmo, alguns processos na fabricação e tinturaria de tecidos podem prejudicar muito o meio ambiente.
Então porque não usar tecidos que tenham processos menos agresivos, que sejam ecológicos, que ajudem a cuidar o nosso planeta.
Pensando nisso, o projeto e-fabrics identifica com um tag tecidos e materiais cuja origem e processo de produção respeitem critérios de comércio justo e de desenvolvimento sustentável. E faz a interlocução entre produtores de materiais ecológicos e estilistas e suas grifes, apresentando-lhes matérias-primas de caráter renovável a serem utilizadas pela cadeia produtiva da moda em geral.
Outra proposta 100% consciente é a EcoSimple que coleta as sobras de tecidos e as encaminha até as pequenas cooperativas. Uma vez lá, esses tecidos são separados por cor e enviados de volta para a EcoSimple.
Já separados, os tecidos passam por vários processos, todos eles livres de qualquer tratamento químico. Catalogados e devidamente separados por cor, os tecidos seguem para as etapas de moagem e desmanche, limpeza e transformação em polímero, fiação e tecimento.
Por ja estarem separados por cor, não é necessário o tingimento dos novos materiais que tem suas cores obtidas através dos resíduos originais.
Tecidos como algodão orgânico, seda ecológica, lona reciclada, malha de pet reciclado, couros alternativos como de rã e salmão, podem fazer toda a diferença na natureza.
Procure se informar quando for renovar seu guarda-roupa, de preferência a marcas e peças que aliem uma atitude consciente ao design, adote essa idéia e faça a sua parte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário